O rafeiro alentejano
De grande corpulência, encontra-se principalmente no Alentejo. O Corpo robusto lembra muito o de um são bernardo mas sua cabeça se assemelha à de um urso. Este imponente animal é o maior entre as raças portuguesas.
O Rafeiro do Alentejo é oriundo do sul do país, a raça pode ter sangue do mastin espanhol e também do cão da serra-da-estrela. Trata-se de um animal de natureza agressiva e grande independência.
Nome de origem: Rafeiro do Alentejo;
Utilização: É um excelente cão guardião nas fazendas do Alentejo, e é ademais um cão de pastoreio muito estimado. É menos vigilante durante o dia, porém agressivo com desconhecidos.
Aspeto geral - cão de grande tamanho, forte, rústico, sóbrio. De perfil convexilíneo e pouco acentuado. É sub-longilíneo.
Altura na cernelha: machos de 66 a 74 cm fêmeas de 64 a 70 cm.
Peso: machos de 40 a 50 kg fêmeas de 35 45 kg.
Pele - as mucosas externas a internas são parcial ou totalmente pigmentadas de preto. A pele é grossa e pouco solta.
Pelagem - Pêlo: deve ser preferivelmente curto ou semi-largo. É grosso, liso e denso. Esta distribuído uniformemente pelo tronco e se estendendo-se até os espaços interdigitais.
Cor - preto, baio, ruivo, ou amarelo. Mesclados com branco, bicolores mesclados, e puros. O tigrado e as raias são frequentes.
Mordedura - Maxilares fortes, bem desenvolvidos e bem opostos.
Olhos - De expressão calma; quase superficiais. São de cor escura, horizontais, elípticos e pequenos. As pálpebras têm uma pigmentação escura.
Orelhas - De inserção média. São dobradas, pendem sobre os lados e têm pouco movimento; quando o animal fixa o olhar, suas orelhas se mantêm dobradas, erguidas na base e flexionadas em sentido vertical. São triangulares, pequenas e estreitas na base; seu comprimento é igual a do eixo médio.
Patas - compactas, dígitos grossos e largos, bem fechados, e não são muito arqueados. Unhas fortes e sua cor varia de acordo com a da pelagem. Almofadas fortes e resistentes.
Cauda - larga e grossa, de inserção mediana. Apresenta uma curva em sua extremidade, porém não é dobrada. quando o cão esta em repouso cai abaixo do jarrete; quando esta ativo, pode chegar a enroscar-se.
Movimentação - pesada, lenta e ondulante.
MEDIDAS E PESO DE UM CÃO TÍPICO
Cabeça
Comprimento do crânio 15 cm
Largura do crânio 13,5 cm
Comprimento da cana nasal 10 cm
Tórax
Perímetro torácico: 86 cm
Largura: 21 cm
Profundidade: 31 cm
Linha superior
Comprimento do tronco 65 cm
Largura do tronco 15 cm
Comprimento
Comprimento do tronco 76 cm
Comprimento da cauda 46 cm
Talhe
Altura da cernelha 73 cm
Altura do cotovelo 38 cm
Altura da garupa 73 cm
Peso 47,5 kg
Para quando a substituição do matadouro municipal por um canil municipal

Nenhum comentário:
Postar um comentário